segunda-feira, 25 de abril de 2016

Campanha de vacinação H1N1




   Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para os grupos prioritários (gestantes, crianças entre 6 meses e 5 anos e pacientes renais crônicos). A partir do dia 30, a vacina estará disponível também para as demais populações alvo — idosos a partir de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde — além de outros doentes crônicos, presos e funcionários do sistema prisional.

Saiba mais sobre a gripe H1N1:

1. Quais são os sintomas da H1N1?
Principais sintomas são: febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, tosse seca, dor de garganta e coriza. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exame laboratorial.

2. Como o vírus da gripe é transmitido?
A transmissão acontece pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda por meio indireto pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

3. Quais são as orientações de prevenção?
É importante manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para fazer a higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

4. Como é o tratamento?
O paciente deve ser orientado a usar antitérmicos e beber bastante líquido. Em caso de piora do quadro, o paciente deve retornar imediatamente ao serviço de saúde.

5. Quem tomou a vacina ano passado já está imune ou precisa se vacinar novamente?
— O imunizante deve ser tomado todos os anos. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus.


    No sábado, dia 30 de abril, dia D de mobilização contra a gripe, nossa unidade estará funcionando de 8h às 17h para aplicação da vacina. Não esqueça de trazer sua carteira de vacinação!



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.