CF BARBARA STARFIELD

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21051-100 | ☎ Telefone: (21) 2228-6078 | 3217-1251
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Verônica Oliveira | CNES 6820018 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Fonte: Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (http://www.abem.org.br/)

A Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns em adultos jovens que compromete o SNC (Sistema Nervoso Central) constituído por cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal. De causa ainda desconhecida, foi descrita, inicialmente, em 1868, pelo neurologista francês Jean Martin Charcot, que a denominou "Esclerose em Placas", descrevendo áreas circunscritas endurecidas que encontrou (em autópsia) disseminada pelo SNC de pacientes. É caracterizada também como doença desmielinizante, pois lesa a mielina, prejudicando a neurotransmissão. A mielina é um complexo de camadas lipoproteicas que envolvem e isolam as fibras nervosas (axônios), permitindo que os nervos transmitam seus impulsos rapidamente, ajudando na condução das mensagens que controlam todas as atividades conscientes e inconscientes do organismo.
Na Esclerose Múltipla, a perda de mielina (desmielinização) leva a interferência na transmissão dos impulsos e isto produz os diversos sintomas da doença. É importante atentarmos que a mielina esta presente em todo sistema nervoso central, por isto qualquer região do mesmo pode ser acometida e o tipo de sintoma esta diretamente relacionada.
Os axônios sofrem danos variáveis, em conseqüência do processo inflamatório, o que culmina com o decorrer do tempo com acúmulo de incapacitações neurológicas. Os pontos de inflamação, desmielinização, evoluem para resolução com formação de cicatriz. Esta não apresenta a mesma função do tecido original (é a placa, esclerose significa cicatriz), mas é a forma que o organismo lança mão para curar a inflamação, só que com isto perdemos função tecidual (“a cicatriz como testemunha”) que aparecem em diferentes momentos e zonas do sistema nervoso central.
Os pacientes podem se recuperar clinicamente total ou parcialmente dos ataques individuais de desmielinização, produzindo-se o curso clássico da doença, ou seja, surtos e remissões.
Os dados obtidos em pesquisas realizadas e atualmente disponíveis podem oferecer o diagnóstico clínico e laboratorial, mas ainda em alguns casos podem ser insuficientes para definir de imediato se a pessoa é ou não portadora de esclerose múltipla, uma vez que os sintomas se assemelham a outros tipos de doenças neurológicas. Nestes casos a confirmação diagnostica pode levar mais tempo.
foto2Apesar de não existir a cura ate o momento para a Esclerose Múltipla, muito pode ser feito para ajudar as pessoas portadoras de Esclerose Múltipla a serem independentes e a terem uma vida confortável e produtiva.
Denomina-se ESCLEROSE e Denomina-se MÚLTIPLA:
•Áreas do cérebro cerebelo, tronco encefálico e da medula espinhal são afetadas pela inflamação e posterior aparecimento de cicatrizes (escleroses).

• Os sintomas podem ser leves, moderados ou intensos e surgem e de maneira imprevisível.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

No dia 29 de agosto comemoramos o dia nacional de combate ao fumo. Neste sentido, a enfermeira Daniele, com a equipe Volta Grande realizaram sala de espera para os pacientes que visitaram a unidade neste dia, a fim de esclarecer os principais malefícios do tabaco. 

SAÚDE DO HOMEM

SAÚDE DO HOMEM

Nesta quinta-feira, dia 29/08, foi realizada uma sala de espera sobre Saúde do Homem pelos agentes comunitários de saúde da unidade. Ressaltamos a importância de abordar o tema, a fim de incentivar a prevenção e o cuidado com a saúde desta parcela da população. 




REUNIÃO NASF

REUNIÃO NASF

Nesta quinta-feira, dia 29/08, a gerente Vilma se reuniu com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) a fim de estreitar os laços com esta equipe na elaboração de estratégias para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre elas, foram estabelecidas a criação de mais um grupo de tabagismo, devido a quantidade de pacientes na fila de espera; a criação de um grupo de pós tabagismo, com apoio destes profissionais; e o início de um grupo de reabilitação, realizado pela fisioterapeuta Georgia. 



BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS

BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS

Na última quinta-feira, dia 29/08, a equipe Félix Ferreira (ACS e enfermeira Jurema) realizaram busca ativa de sintomáticos respiratórios na comunidade Parque Felix Ferreira, a fim de intensificar ações de prevenção e tratamento contra a tuberculose. Estes profissionais também realizaram sala de espera sobre o tema, na unidade, a fim de garantir acesso à informação úteis para a proteção da população. 







quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CAMPANHA DA VACINAÇÃO - ATÉ O DIA 30 DE AGOSTO

CAMPANHA DA VACINAÇÃO - ATÉ O DIA 30 DE AGOSTO

Lembramos que a campanha de vacinação para atualização da carteira vacinal vai até o dia 30 de agosto. Esta campanha destina-se a todas as crianças (até 5 anos de idade). Não esqueça de trazer a carteira vacinal. 

ACOMPANHAMENTO - BOLSA FAMÍLIA

ACOMPANHAMENTO - BOLSA FAMÍLIA

A CF Barbara Starfield, em parceria com o CRAS Tia Ruth, realizou mutirão de acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa família, nesta quarta-feira, dia 28 de agosto. Esta parceria se mostrou de extrema relevância pois, considerando o perfil da população acompanhada, se torna uma das prioridades reunir esforços para garantir-lhes acesso aos seus direitos de cidadania. Desta forma, as equipes Domingos de Magalhães e de Saúde Bucal atenderam as famílias agendadas para realizar o acompanhamento em conjunto com a equipe do CRAS Tia Ruth.



CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL

Desde o mês de julho de 2013 os agentes comunitários da unidade estão se revezando para participarem do curso de atualização promovido pela Defesa Civil. Estes profissionais estão sendo capacitados para realizarem orientações em eventuais situações de perigo no território. Essa oportunidade qualifica ainda mais o profissional que reside, trabalha e conhece a área adscrita no auxílio á população em situações adversas.  


REUNIÃO DE PARCERIAS

REUNIÃO DE PARCERIAS

Toda última segunda-feira de cada mês é dia de reunião de parcerias na CF Barbara Starfield. No último dia 26, a gerente Vilma, profissionais da unidade e lideranças comunitárias se reuniram com objetivo de realizar a prestação de contas da unidade; a avaliação dos indicadores; discutir a importância da integração entre escolas, unidades de saúde e equipamentos sociais, e a formação dos parceiros para a conformação do nosso colegiado gestor local. Agradecemos a adesão de todos que participam do nosso cotidiano, contribuindo para a melhora do serviço que prestamos a população.  



terça-feira, 27 de agosto de 2013

PASSEIO DO PROGRAMA DA ACADEMIA CARIOCA

PASSEIO DO PROGRAMA DA ACADEMIA CARIOCA

Sitio Jonosake
A Academia Carioca da Saúde da Clínica Barbara Starfield relacionada à prática de atividades físicas cotidianas à terceira idade têm apontado uma gama de benefícios à saúde da sociedade. Uma rotina ativa com simples tarefas, incluindo atividades leves individuais ou coletivas, como caminhadas de baixa intensidade, a utilização de escadas em vez de elevadores, cuidar do jardim, atividades aquáticas, viagens turísticas a lazer em geral, proporciona uma melhoria na condição física e psicológica, auxiliando na realização de movimentos do dia a dia, tornando esses indivíduos mais felizes em seu meio social e consciente enquanto cidadãos. Especificamente para os idosos, as atividades de lazer vão melhorar sua saúde em vários aspectos:
Do ponto de vista físico, podem propiciar fortalecimento do sistema imunológico e uma melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio corporal e força muscular.
No aspecto mental, vão melhorar a memória, o raciocínio e a velocidade do funcionamento e do metabolismo cerebral como um todo.
No aspecto emocional, diminuem a tendência ao isolamento e à depressão, situações infelizmente bastante comuns na terceira idade, através de uma melhora nos relacionamentos interpessoais, com a possibilidade de formação de uma ampla rede social e de amigos. Com as atividades de lazer o idoso pode manter-se fisicamente e intelectualmente ativo, e isso é preponderante para afastar as doenças mais comuns dessa faixa etária.

Foi com esse pensamento que dia 24/08/13 a profª Eliane e ACS Aliene e Rosimeire se divertiram com seu grupo no passeio ao Sitio Jonasake onde com muitas brincadeiras e atividades culturais ofereceram aos alunos muita diversão e Saúde.

















segunda-feira, 26 de agosto de 2013

3ª SEMANA DO BEBÊ CARIOCA / 2ª SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

3ª SEMANA DO BEBÊ CARIOCA / 2ª SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A CF Barbara Starfield participou do evento da 3ª SEMANA DO BEBÊ CARIOCA e 2ª SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL realizado no último domingo, dia 25 de agosto, no Parque Madureira. A unidade foi representada pela gerente Vilma e as ACS Aliene e Claudia Maria.


















Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.