terça-feira, 29 de janeiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
VOLTA ÀS AULAS: Cuidados com a
hidratação na escola são fundamentais no período do verão
Fonte : Saúde . gov
A maioria das escolas do Brasil recomeça
às aulas no verão. Por isso, os pais e os professores devem ficar atentos com o
calor e as altas temperaturas, já que algumas atividades e brincadeiras podem
deixar algumas crianças desidratadas. De acordo com a coordenadora substituta
da área da saúde da criança do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, os
cuidados devem começar antes mesmo dos pequenos saírem de casa.
" No café da manhã é
importantíssimo que se coloque alimentos que tenham fibras, com frutas, que são
ricas em água. E tanto no lanche da manhã como no lanche da tarde , as crianças
devem receber lanches bem leves. E o principal: as crianças já devem levar de
casa a sua garrafinha de água e beberem água a manhã inteira.
"Os
hábitos de casa a gente procura para que na escola tenha segmento. Então
durante o dia ele está sempre ingerindo uma boa quantidade de água, de suco, e
de frutas. Ela gosta muito de maça que é uma fruta rica em água. Ele ingerindo
esses alimentos a gente fica tranquilo porque ele está ingerindo liquido
suficiente para mante-lo hidratado. "
O
Ministério da Saúde recomenda também que, além de beber muita água e fazer refeições
ricas em frutas e verduras, as crianças devem usar roupas leves e claras
durante o verão. Assim, não há transpiração excessiva e o risco de desidratação
diminui bastante.
Sala de Espera na CF
Barbara Starfield – Comemoração dia do Farmacêutico.
Data: 23/01/2013
Nesta quarta- feira foi realizada na unidade sala de espera com a nossa
farmacêutica Luciana, tivemos também a presença de outros profissionais
convidados da área; Farmacêutico, Bruna (SPDM), acadêmica de Farmácia Camila
e Técnica de farmácia. Este momento foi de grande importância para os usuários
que aguardavam consulta; os usuários puderam esclarecer as principais dúvidas
sobre medicação como: Indicação do medicamento, importância do cumprimento da
tomada da medicação, interação dos medicamentos com chá e fitoterápicos, a
importância do armazenamento correto do medicamento entre outros assuntos. No
final da apresentação, os usuários
abordaram a farmacêutica para esclarecimento de dúvidas e recebimento do
material informativo.
Palestra Saúde bucal – Centro Comunitário Amor de Deus .
Data : 23/01/13
Foi realizada uma palestra com a equipe de Saúde Bucal da
unidade no Centro Comunitário Amor
de Deus. Este centro é voltado para recuperação de
usuários de drogas e alcoolismo . A Clínica da Família Barbara
Starfield apoia esta parceria com o
Pastor Celio, pois valoriza a necessidade de levar a prevenção, dignidade e inclusão social
desses pacientes. Todos os participantes receberam orientação de saúde bucal, técnica de escovação, exame da cavidade oral. Foram distribuídos
material informativo e Kits
odontológicos.



