Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual), entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou Secretaria de Saúde do seu município.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Quando um desastre de origem natural acontece, devemos tomar todos os cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a nossa saúde.
Cuidados com a água para consumo humano:
A ingestão de água contaminada pode causar doenças como a cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite tipo A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose.
Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual), entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou Secretaria de Saúde do seu município.
Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual), entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou Secretaria de Saúde do seu município.
Sempre filtre e ferva (por 5 minutos) a água antes de beber. Caso não possa fervê-la, trate a água para consumo com hipoclorito de sódio (2,5%). Para cada litro de água que for beber, adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio e deixar repousar por 30 minutos. É importante respeitar esse tempo de repouso para eliminar a bactéria.
IMPORTANTE: Se você, algum familiar ou amigo apresentar três ou mais episódios de diarreia em um intervalo de 24 horas, procure atendimento médico. Caso duas ou mais pessoas apresentem diarreia, náusea, vômito e dor abdominal depois de comer e beber alimentos da mesma origem, isso pode ser um surto. Procure a unidade de saúde mais próxima.
Cuidados com os alimentos:
Não consumir:
Alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmido, mofado, murcho).
Alimentos como leite, carne, peixe, frango e ovos, crus ou malcozidos, principalmente aqueles que entraram em contato com a água de enchente.
Frutas, verduras e legumes estragados ou escurecidos que entraram em contato com a água de enchente.
Alimentos cozidos ou refrigerados e que tenham ficado por mais de duas horas fora da geladeira, principalmente carne, frango, peixe e sobras de alimentos.
Alimentos industrializados com validade vencida.
Alimentos com embalagem em plástico (garrafas PET, leite em saco, grãos ensacados) que não foram abertos, mas que tiveram contato com água da enchente devem ser descartados.
Alimentos com embalagens em latas, plásticos e vidros que apresentem sinais de alteração, como inchaço, esmagamento, vazamento, ferrugem, buracos, tampas estufadas e com outros danos, mesmo que não estejam abertos devem ser descartados.
Alimentos que podem ser reaproveitados após contato com água de enchente:
Alimentos industrializados e embalados em vidro, lata e caixa tipo “longa vida” que não estejam danificados, amassados, enferrujados ou abertos. As embalagens devem ser higienizadas conforme tabela de Procedimentos de Higienização com Hipoclorito de Sódio 2,5%.
Limpeza e Desinfecção da caixa d'água:
1. Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.
2. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
3. Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
4. Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
5. Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente um 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.
6. Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
7. Esvazie a caixa. Essa água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações, chão e paredes.
8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
10. Finalmente abra a entrada de água.
Observação: Este procedimento deverá ser realizado caso o sistema de abastecimento de água ou a caixa d’água tenham sido afetados.
Prevenção de acidentes por animais peçonhentos pós enchente:
Após o período de enchentes, a população deve estar atenta para evitar picadas por esses animais.
Os animais peçonhentos invadem as residências, aumentando o risco de acidentes, principalmente em áreas verdes ou próximas a matagais.
Principais cuidados ao voltar para casa: Entrar com cuidado e observar atentamente a presença de animais peçonhentos, sabendo que estes se escondem do homem. Bater os colchões antes de usá-los e sacudir cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis. Limpar o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas.
Lembre-se: serpentes, aranhas ou escorpiões podem estar em qualquer parte da casa, principalmente em lugares escuros.
Em caso de encontrar animais peçonhentos dentro da residência, afaste-se lentamente deles (sem assustá-los) e chame o Corpo de Bombeiros.
Em caso de acidente com animal peçonhento, procure atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima.
• Mantenha o acidentado em repouso, deitado, e com o membro acometido elevado em relação ao resto do corpo enquanto aguarda por socorro. A vítima deve evitar correr ou se locomover por meios próprios.
• Se possível, lave o local do acidente com água e sabonete.
• Não tente sugar o local com a boca para extrair o veneno ou amarrar o membro acidentado. Não aplique nenhum tipo de substância como álcool, pó de café, ervas, terra, querosene ou urina no local da picada. Tais procedimentos não têm nenhum efeito sobre o veneno e só aumentam o risco de infecções.
• Em caso de acidente, atentar para a cor e o tamanho do animal causador, pois esses podem auxiliar no diagnóstico e tratamento.
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Estaremos iniciando em nossa unidade um novo grupo para ajudar os pacientes que desejam perder peso. Convidamos aqueles que estejam interessados a comparecer a unidade.
Dia: 10/02/2017
Hora: 15:30
Publico alvo: Pacientes maiores de 18 anos com obesidade e/ou sobrepeso (IMC entre 25 e 50kg/m2); com ou sem comorbidades (se apresentar alguma comorbidade, estas deverão estar compensadas) e, principalmente, que desejem mudar hábitos alimentares e estilo de vida.
Responsável: Mariana Riobom (nutricionista).
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são doenças febris agudas, que podem apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. É a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo, sendo a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.
No sábado, dia 28 de janeiro, estaremos fazendo uma manifestação de combate a dengue / zika / chikungunya no entorno da unidade de 09hs às 12hs. Convidamos nossos pacientes e a comunidade local para participar do movimento.
Procure sua clínica da família ou centro municipal de saúde, em caso de:
Atenção Gestantes!!!
Cinco medidas importantes:
- Mantenha portas e janelas fechadas. Use telas nas janelas e mosquiteiros.
- Use repelente indicado para gestantes diariamente.
- Prefira blusas de manga e calças comprida.
- Cuide da sua casa para não acumular água.
- Evite contato com pessoas com febre, manchas vermelhas pelo corpo e infecções.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há febre amarela na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, não há necessidade de vacinação indiscriminada, feita em larga escala, para toda a população.
Só devem ser vacinadas as pessoas que tenham passado por avaliação e tenham indicação médica para receber a vacina, assim como as pessoas que estão com viagem agendada para locais com registros da doença.
Dúvidas ou outras informações sobre a doença e a disponibilidade da vacina podem ser consultadas por meio da central de atendimento da prefeitura no telefone 1746, no site da SMS (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms) ou em qualquer unidade da rede de Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família).
Só devem ser vacinadas as pessoas que tenham passado por avaliação e tenham indicação médica para receber a vacina, assim como as pessoas que estão com viagem agendada para locais com registros da doença.
Dúvidas ou outras informações sobre a doença e a disponibilidade da vacina podem ser consultadas por meio da central de atendimento da prefeitura no telefone 1746, no site da SMS (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms) ou em qualquer unidade da rede de Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família).
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade. Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.
O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha. Por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.
Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:
1) Fazer
do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do
mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da
Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2) Chamar
a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;
3)
Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a
respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para
serem verdadeiramente felizes;
4) Chamar
a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas
vidas para serem, realmente, felizes;
5) Mostrar
às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em
busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
Como o Janeiro Branco pode ajudar
as pessoas?
1)
Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?
2) Convidando-as
a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir
aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!
3) Fazendo-as
perceber: a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para
parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos
o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas!
4) Encorajando-as
a responder: Janeiro abre as portas de um novo ano para todos – será mesmo que
precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos
impediram de ser, verdadeiramente, felizes?
5) Motivando-as a
calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente – há tempo
de sobra para qualquer um de nós fazer por onde ser feliz e ajudar aos outros
nessa tarefa.















