segunda-feira, 13 de maio de 2013
Nesta quinta-feira, dia 09/05/2013, foi realizada na unidade, a reunião geral (que ocorre quinzenalmente) das equipes com a gerência. Nesta, participaram os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e farmácia, farmacêutica, enfermeiros e médicos de equipes e uma administrativa. O objetivo da mesma envolvia o aprimoramento do fluxo de trabalho a fim de obter integração entre todos os profissionais e áreas de saberes. Foi ressaltada a importância do manual técnico do ACS, a fim de qualificar o processo de trabalho do profissional, bem como o fluxo de atendimento da clínica, haja vista a importância desta categoria na organização do mesmo. Foi apontado como estratégia o desenvolvimento de capacitações, ministradas por residentes e acadêmicos de enfermagem e medicina, baseadas no referido manual. Tais encontros devem ocorrer semanalmente, com duração de uma hora, sendo de caráter obrigatório, com vistas a capacitar a categoria profissional. Tal estratégia corrobora para melhor desempenho no que diz respeito ao atingimento das metas de atendimento da unidade. Neste sentido, ficou acordado que as equipes deverão entregar a produção semanalmente (às sextas-feiras) à gerência, uma vez que desta forma os profissionais terão a oportunidade de melhor se organizarem para o alcance da meta mensal.
Por fim, foi salientado que as estratégias e acordos firmados nesta reunião exigiriam também o compromisso de todos os profissionais presentes. Desta forma, esperamos melhor atender a toda população de nosso território, garantindo acesso e respeito a todos os cidadãos.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Em todo
momento devemos falar sobre a prevenção da dengue. A Clínica realiza ações de prevenção
regularmente com salas de espera e busca ativa nos domicílios e comércio
através da parceria ACS e AVS. Todo dia
é dia de combater a dengue em nosso território. Fique atento aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor
de cabeça, dor nas articulações e no fundo dos olhos), atenção para os sinais
de agravamento da doença (vômitos e dores abdominais) procure a nossa unidade
imediatamente, não tome remédio por conta própria, pois pode mascarar a doença
e dificultar o diagnóstico. Prevenir é sempre a melhor escolha...
Salas de apoio à
amamentação
Fonte : Saúde . Gov
O que é?
As salas de apoio à amamentação são
espaços dentro da empresa em que a mulher, com conforto, privacidade e
segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente
esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. Esse leite é
mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma
etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do
expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao
seu filho na sua ausência, e também se desejar doá-lo para um Banco de Leite
Humano.
Se a sua empresa possui Sala de Apoio
à Amamentação, cadastre-se.
Preencha o cadastro disponível no
link a seguir e envie juntamente com as fotos da sala para o e-mail salaapoioamamentacao@saude.gov.br. O Ministério da Saúde divulgará em sua página na
internet o nome de sua empresa entre as instituições que apoiam a amamentação.
Geralmente o
término da licença maternidade implica em separação da dupla mãe/bebê por um
determinado número de horas por dia, fazendo com que esse processo de volta ao
trabalho se torne muitas vezes doloroso para a mulher, sobretudo para as que
amamentam. Nesse sentido, a sala de apoio é um incentivo para que a mulher
trabalhadora siga amamentando seu filho, sentindo-se ao mesmo tempo mais
tranqüila e disposta para realizar suas tarefas profissionais.
Benefícios
O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque
possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e
protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia , alergias, doenças respiratórias,
infecções e vários outros tipos de intercorrências.
As empresas que
aderem a essa iniciativa tendem a ter menos problemas com a ausência de
funcionárias para tratar de problemas de saúde dos filhos, pois como o leite
materno possui anticorpos que previnem doenças, crianças que mamam no peito
adoecem menos. Funcionários e sociedade também passam a ter uma imagem mais
positiva da instituição, que por sua vez, ganha em reputação. A
sala não exige uma estrutura complexa. Por isso, sua implementação e manutenção são de baixo custo.
Além disso, todos são beneficiados: mães, bebês e empresas.
Nós profissionais apoiamos esta ideia, valorizamos o aleitamento exclusivo
até o sexto mês de vida. Nossa unidade se prepara para receber a certificação
da unidade amiga da amamentação.
Campanha de vacinação – Até o dia
10/05/13
Se você ainda não se
vacinou contra gripe, informamos
que o prazo da campanha foi estendido
até o dia 10 de maio. Aguardamos sua
presença neste ato de prevenção, a
clínica funciona de 08 às 20h (segunda à sexta) e sábados (08 às 12h).
Dicas para evitar a contaminação por influenza
PREVENÇÃO - O
Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para
evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e
sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o
banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos,
nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e
proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Também é aconselhável ao
doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença
(até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de
disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.
Não deixe para o último dia, a vacina é a melhor arma para se proteger
contra doença.
sábado, 4 de maio de 2013
No último sábado, e pelo segundo sábado consecutivo, mantivemos as atividades de prevenção vacinando o grupo de risco contra a gripe e incentivando os nossos usuários a se prevenirem.
A campanha teve início no dia 15/04/2013 e desde então as vacinações ocorrem diariamente, a partir das 8h, na unidade, bem como ocorrem visitas domiciliares para garantir a prevenção dos usuários que possuem locomoção reduzida.
No dia 20/04/2013, a unidade funcionou no período de 8h às 17h, para vacinação.
Nesta data foram vacinadas aproximadamente 200 pessoas contra a H1N1, sendo realizadas outras ações para atualização da carteira vacinal dos usuários.
Data: 27/04/2013
A vacinação aconteceu na unidade, de 8h às 17h, com atualização da carteira vacinal, sendo vacinados aproximadamente 150 usuários. Concomitantemente, uma equipe da clínica se deslocou para o Shopping Nova America, onde montamos um posto de vacinação - no segundo piso, próximo a Casa&Video - no qual foram vacinados aproximadamente 200 pessoas, que se encontravam na abrangência do grupo de risco, garantindo assim, a proteção destes usuários.
Confira o restante das fotos no álbum do facebook da unidade: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.111590759044562.1073741831.100005809148018&type=3



