segunda-feira, 1 de abril de 2013
Grupo Hiper Dia – Prevenção Diabetes
27/03/13
Realizado o primeiro grupo de diabetes
do ano de 2013 no auditório da Clínica da Família Bárbara Starfield, sob
coordenação das enfermeiras residentes Bianca Salazar e Luana Fernandes e a
professora de educação física Eliane. Participaram do grupo 17 pacientes.
Inicialmente realizamos avaliação antropométrica (peso, altura, IMC e
circunferência abdominal), verificação da pressão arterial e da glicemia
capilar. Abordamos temas gerais sobre diabetes, como: o que é diabetes,
fisiopatologia, tipos de diabetes, sinais de hiperglicemia, sinais de
hipoglicemia, complicações crônicas, tratamento não-medicamentoso e tratamento
medicamentoso. Para avaliar a compreensão dos pacientes sobre a importância de
um estilo de vida saudável ao término da exposição, foi levantada a seguinte
questão: “Como podemos manter os níveis normais de glicose no sangue?”. Ao
final, os pacientes foram convidados a participar de um alongamento conduzido
pela professora Eliane.
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica- PMAQ
Data : 27/03/13
( Fonte : DAB)
O Programa busca induzir a
ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia
de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira
a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais
direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro
fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do
acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento;
Avaliação Externa; e Recontratualização).
Foi realizado na CAP um reunião
apresentada pela Srª Fernanda Prudencio , para falar sobre as equipes que foram
avaliadas e a cronograma da próxima avaliação . Nossa unidade terá adesão de
todas as equipes e será avaliada pelo
segundo ano. Sabemos da importância desta avaliação , para ofertamos um serviço de qualidade
, transparência e acesso ao usuário , satisfazendo suas necessidades de maneira
concreta.
Programa
Academia Carioca
Fonte : Saúde. Gov
O Programa
Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como
principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da
implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal
qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de
lazer e modos de vida saudáveis.
Neste dia
foi apresentado pela Srª Junia (Assessoria de Atividade Física) no auditório da
CAP3.2, o programa , principais metas e estratégias para o acompanhamento dos
usuários. Participaram desta reunião a gerente e Educadora física Eliane.
Nossa unidade realiza diariamente atividades físicas como alongamento,
caminhada, dança de salão e utilização de equipamentos na Academia Carioca com
realização de exercícios supervisionados pela professora Eliane (NASF). Com
estas práticas estimulamos nossos pacientes a mudança de hábitos
saudáveis,garantindo um espaço de convivência , cultura e lazer, promovendo qualidade de vida saudável.
Protagonismo Juvenil – Dia 28/03/2013.
Toda quinta-feira é dia de protagonismo juvenil na CF
Barbara Starfield. Nesta semana os adolescentes participaram de oficinas de
artes voltadas para o tema violência. Participaram as residentes de enfermagem, ACS Cristiane ( Equipe Rodolfo
Galvão ) e parcerias locais. Esta tarde foi encerrada com roda de conversa
sobre o tema , onde os jovens são os protagonistas deste trabalho. Agradecemos
a presença de todos os adolescentes !!!
Reunião – Escolas da área – 25/03/13
Foi realizada no auditório da unidade a reunião com os
diretores das Escolas da área. Nesta, foi planejado o cronograma das atividades
de 2013. Foi apresentado pela gerente as
principais estratégias do PSE. Participaram da reunião os ACS que representam
as seis equipes da clínica, enfermeira Lethicia (Equipe Rodolfo Galvão). Agradecemos a parceria das Escolas para juntos oferecermos prevenção aos
nossos escolares, familiares e educadores.



