Gestão Participativa na CF Bárbara Starfield



Postaremos a agenda de 2014. 

************


REUNIÃO DE PARCERIAS - 29/07/2013

Na última segunda- feira do mês de julho, profissionais da unidade e gerente realizaram na unidade mais uma reunião de liderança comunitária. Nesta, contamos com a participação de aproximadamente um parceiro por equipe, bem como a de um ACS por equipe. Na reunião foram apresentadas as atribuições de um parceiro sob a proposta de controle social do SUS que visa incluir a população como participante na esfera de tomada de decisões, na medida em que ela entra em contato com os problemas e demandas do território. Após, foi apresentado pela gerente o diagnóstico situacional do território, planejamento e ações realizadas pelas equipes frente aos principais diagnósticos encontrados. Foi discutido com os integrantes a importância da implantação do futuro colegiado gestor local da clínica, que trará uma integração da participação popular com a unidade. Temos por objetivo alcançar a democratização do processo de coordenação, proporcionando uma gestão coletiva e participativa, qualificando cada vez mais o nosso processo de trabalho para que seja equânime e integral baseado  nos princípios do SUS.





CONSELHO DISTRITAL - 19/06/2013

Aos 19 dias do mês de junho, participamos da reunião do conselho distrital da AP. 3.2. 
Nossa unidade foi representada pela gerente e ACS Cristiane.
Mantemos a adesão a estas reuniões com fim de conhecermos os limites e possibilidades, bem como demandas, colocadas pela população da nossa área programática, valorizando o controle social das nossas ações. 



REUNIÃO DE PARCERIAS - 17/06

Realizamos no último dia 17, reunião de parcerias, na qual contamos com a participação do Dr Alfredo (CAP3.2) e Sr Manoel João de Santana (Presidente do Conselho Distrital da A.P 3.2), com objetivo de discutir a implantação do colegiado gestor local em nossa unidade, esclarecendo o papel e as atribuições das lideranças no território. 
Colegiado Gestor de Saúde: destinado ao planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e das ações de saúde em sua área de abrangência. 






Seminário Conselho distrital de Saúde da AP 3.2.
Tema: "Participação e Controle Social: exercendo a cidadania nas políticas públicas de saúde" 

Foi realizado nesta quarta- feira no auditório do Instituto Nise da Silveira o seminário voltado para as políticas públicas de saúde e controle social. A nossa unidade foi representada pela gerente. Este encontro foi de grande importância para a nossa área, foram apresentados diversos temas relevantes para o cumprimento de um serviço prestado com qualidade, respeito, equidade e universalidade do acesso do usuário. Foi encerrado com participação de todas as categorias usuários, gestores, coordenadores, profissionais de saúde para mesa de discussão e esclarecimentos sobre políticas públicas, redes de atenção a saúde e a importância do controle social com participação ativa no planejamento das ações mediante as situações levantadas. Agradecemos ao Conselho Distrital de Saúde da AP 3.2 e nossa Coordenação da Área Programática 3.2 por esta iniciativa. Valorizamos este espaço, pois através deste,  temos oportunidade de qualificarmos nosso processo trabalho, ofertando um serviço equânime de  saúde. 



Conselho Distrital - 20/03/2013


Foi realizado mais uma plenária do Conselho Distrital da nossa área programática. Neste, foram discutidos os problemas da área, fluxos, orçamentos e monitoramento das ações ,  com objetivo de planejarmos saúde  de acordo com as principais demandas levantadas pela participação popular. Agradecemos a presença das nossas lideranças comunitárias e usuários , valorizamos a parceria do controle social para ofertarmos um serviço de saúde qualificado.

Reunião de Parcerias – Construção do nosso Colegiado Gestor Local
Data: 25/02/13

Neste dia  iniciamos uma nova fase, com a elaboração da construção do colegiado gestor local da nossa unidade. Tivemos a presença do DR. Alfredo (CAP) que apresentou para as lideranças comunitárias, usuários e profissionais alguns conceitos sobre este modelo, com objetivo de iniciarmos um planejamento para implantação deste colegiado em nossa Clínica.
Acreditamos neste  modelo, pois sabemos que a gestão participativa envolve um trabalho em equipe voltado para a troca de saberes, garantindo o compartilhamento do poder no planejamento das ações e avaliação do trabalho desenvolvido.
Agradecemos a presença de todos os parceiros, que representam a democratização, cooperação e solidariedade em nosso território.





Reunião de Conselho Distrital
Data: 20/02/2013

Hoje foi realizada na sala de reunião do CMS Milton Fontes Magarão plenária do Conselho Distrital da A.P. 3.2. Acreditamos na importância da participação popular para o planejamento das ações em nossa área, com objetivo de ofertarmos um serviço de qualidade e respeito à cidadania. 


Reunião Colegiado Gestor Local  - CF Barbara Starfield
Data: 28/01/2013

Na última segunda-feira foi realizada na unidade a primeira reunião do colegiado gestor local. Tivemos a presença de várias  parcerias, líderes comunitários, usuários, profissionais e gerente da unidade. Neste dia foi possível avaliarmos a produção da clínica esta apresentada pela gerente da  unidade, como também avaliação dos indicadores e diagnóstico do território. Após apresentação os participantes puderam contribuir no planejamento de estratégias mediante os principais problemas levantados após avaliação do território. A gerente da unidade agradece a presença de todas as parcerias e reforça a necessidade da presença de todos nas próximas reuniões que serão mensais para darmos continuidade de maneira efetiva no acompanhamento do território.




Colegiado Gestor Local


A Clínica da família Barbara Starfield convida todas as lideranças da comunidade, usuários e parcerias para a primeira reunião do ano. Sua presença e opinião é muito importante para aprimorarmos o diagnóstico de todas as áreas que correspondem ao nosso território de abrangência. Esta reunião tem como objetivo o planejamento de ações vinculados ao diagnóstico do território através das necessidades formuladas pelo controle  social.

Data:  28/01/2013
Hora: 14h
Contamos com a  sua presença !!!!




Conselho Distrital  - A.P 3.2- 16/01/2013

Toda terceira quarta-feira do mês às 08:30h no CMS Milton Fontes Magarão ocorre a reunião ordinária do Conselho Distrital da nossa área. Ressaltamos a importância deste espaço principalmente pela participação do controle social na articulação do planejamento de ações para promovermos uma saúde mais equânime.  Participaram presidentes de Associações de moradores, diretores e profissionais de hospitais e Unidades básicas de saúde, gerentes das  Clínicas de família,  dirigentes sindicais e usuários do SUS.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.