CF BARBARA STARFIELD

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21051-100 | ☎ Telefone: (21) 2228-6078 | 3217-1251
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Verônica Oliveira | CNES 6820018 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 30 de julho de 2013

VENHA PARTICIPAR DO MUTIRÃO DE PREVENTIVO DA CF BARBARA STARFIELD!

VENHA PARTICIPAR DO MUTIRÃO DE PREVENTIVO DA CF BARBARA STARFIELD!




sexta-feira, 26 de julho de 2013

II ARRAIA DA CF BARBARA STARFIELD!

II ARRAIA DA CF BARBARA STARFIELD!

No dia 25/07 realizamos no auditório da unidade nosso arraiá em comemoração de 2 anos da CF Barbara Starfield. Nossa festa contou com a decoração temática do auditório, comidas típicas e com a animação de todos os profissionais até na hora da quadrilha. Celebramos juntos 2 anos de muito trabalho, dedicação e cumplicidade, pois juntos fazemos a diferença na garantia de acesso à cidadania. Buscamos cada vez mais qualidade no atendimento às demandas que nos são colocadas pelo território, por isso agradecemos a toda família Starfield por fazer esse trabalho possível. A vocês, profissionais da CF Barbara Starfield, dedicamos este dia tão especial.

"Soneto do amigo



Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo 
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comover 
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica..."
(Vinicius de Moraes)

"Dois anos - CF Barbara Starfield !
Tempo de comemorar, refletir, agradecer e principalmente sonhar... Isso reflete em nossas mentes tudo o que já construímos e que planejamos para nossas vidas e de tantas pessoas que convivemos diariamente seja ela funcionário ou paciente. Quantas famílias passaram a pertencer a nossa grande Família Starfield... Continuaremos a nossa missão extremamente sublime que imita a nobreza do amor de Deus com justiça, igualdade, saúde, alegria, cidadania, paz, respeito, responsabilidade e gratidão.
A todos os profissionais, CAP e SPDM sem exceção até mesmo os que já passaram pela nossa clínica e deixaram a sua contribuição, deixo o meu agradecimento e profunda admiração pela forma incansável a qual se dedicam ao seu trabalho! As nossas famílias que fazem parte da grande Família Starfield a nossa gratidão e respeito por esses dois anos de convívio e confiança mútua. Tenho certeza que nossa união faz a força e a diferença na vida de tantas pessoas! Seguiremos em frente com a certeza do dever cumprido e a responsabilidade do que ainda vamos conquistar... Que Deus conduza nossas vidas, objetivos, sonhos e nossa Família Starfield."
Vilma Pedrosa




















quinta-feira, 25 de julho de 2013

PREPARATIVOS!!!

PREPARATIVOS!!!

Está chegando a hora da CF Barbara Starfield comemorar seu aniversário de dois anos. E para celebrarmos esta data, estamos organizando hoje o nosso arraiá! Confira as fotos...






quarta-feira, 24 de julho de 2013

AMPLIAÇÃO DO ACESSO A VACINA CONTRA HEPATITE B!!

AMPLIAÇÃO DO ACESSO A VACINA CONTRA HEPATITE B!!

Fonte: saude.gov

Ministério da Saúde amplia acesso à vacina contra hepatite B

A partir de agora, pessoas com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente em qualquer posto da rede pública. A medida deve beneficiar cerca 150 milhões de brasileiros
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medida beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas - 75,6% da população total do Brasil. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos.  A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.  “Todas as crianças recém-nascidas são vacinadas, mas estamos expandindo a faixa etária a outros grupos visando à eliminação da doença no futuro. Ela é segura, feita com engenharia genética e não tem contraindicação”, ressaltou o secretário.
A vacina também é oferecida a grupos prioritários, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.
SOBRE A DOENÇA - As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.  
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.
SINTOMAS - Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, foram distribuídos 759,2 mil testes rápidos para triagem de hepatite B. Outros 5,1 milhões de testes convencionais foram realizados no SUS.
Você já pode comparecer à Clínica da Família Barbara Starfield para se vacinar!!! 


segunda-feira, 22 de julho de 2013

SAÚDE DO VIAJANTE

SAÚDE DO VIAJANTE

Fonte: saude.gov

Governo apresenta ações de saúde montadas para JMJ

Para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, foi desenvolvido plano integrado que envolve, inclusive, envio de profissionais da Força Nacional do SUS
As ações de Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começam a ser implementadas a partir desta semana, período que antecede ao evento. Já estão em atuação, os Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) Nacional e Regional (composto por municípios e estado do Rio) que, a exemplo da Copa das Confederações, vão monitorar todos os eventos de saúde que ocorrerem durante e após cada evento para responder, de forma qualificada, rápida e eficaz às emergências de saúde pública. Outros atores envolvidos podem ser integrados ao CIOCS, como Bombeiros, Defesa Civil e Forças Armadas.
O planejamento das ações foi apresentado nesta sexta-feira pelo diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. O plano está sendo executado em parceria com as secretarias municipais e Estadual de Saúde. Na próxima semana, o Ministério da Saúde vai enviar para o estado cinco equipes da Força Nacional do SUS, num total de cinco médicos, seis enfermeiros e seis técnicos em enfermagem para auxiliar nas atividades locais.
Além desses profissionais, 14 técnicos do Ministério da Saúde e Anvisa se juntarão ao CIOCS no Rio de Janeiro para dar assistência às equipes das secretarias estadual e municipais. Na semana que vem, também será montado o CIOCS em São Paulo, composto por estado e município, que também receberá atividades da Jornada Mundial da Juventude e contará com o apoio do Ministério da Saúde.
“O SUS vem se aprimorando para lidar com eventos de massa, fazendo com que todas as esferas de governo estejam preparadas para dar continuidade às ações regulares de atenção à saúde, assegurando o atendimento à população, além de atenderem oportunamente as demandas de saúde específicas de cada evento”, informou Guilherme Franco Netto.
Durante todos os jogos da Copa das Confederações, que ocorreram em junho, o CIOCs também foi instalado em âmbito regional e nacional, em caráter extraordinário e temporário. O monitoramento mostrou, por exemplo, que dos 1.483 atendimentos feitos dentro e fora dos estádios da competição, mais de 97% foram resolvidos no local, sem necessidade de remoção às unidades de saúde, ou seja, a rede pública de saúde local não foi sobrecarregada.
A Jornada Mundial da Juventude acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho. Mas, todos os gestores do SUS estão mobilizados porque a Semana Missionária – que antecede a JMJ – já começou a acontecer desde o último sábado (13) em centenas de municípios. A previsão estimada de público para o evento é de cerca de 2,5 milhões de pessoas. Além da presença do Papa Francisco, haverá comitiva papal, deslocamento de representantes religiosos da Igreja Católica e a presença de políticos, bem como da Presidência da República.
AÇÕES – O  Ministério da Saúde vêm articulando há um ano com as secretarias estaduais e municipais a organização das ações para assistência e garantia de acesso à rede para os fieis em todas as situações de urgência ocorridas durante a JMJ. Foram elaborados Planos de Contingência unificados, com matriz de responsabilidades nas três esferas de gestão, incluindo a preparação da Rede Hospitalar e de Urgência (SAMU e UPA), Hospitais de Campanhas em pontos estratégicos, assim como a garantia de acolhimento a todos os pacientes atendidos nas fases pré, durante e pós-evento. Foi também elaborado o Plano Operativo Tripartite, que reúne estratégias de ação no âmbito das vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária e atenção à saúde.
Foram promovidas também ações para a redução dos impactos na saúde da população, sobretudo, a prevenção e o cuidado com as doenças transmissíveis e a organização da rede de serviços.
A responsabilidade das ações de promoção e prevenção à saúde é da esfera municipal, com apoio das esferas estaduais e federais, que integrados a Cúria realizaram campanhas preventivas relacionadas ao evento. Um exemplo foi a administração de 8,4 mil doses suplementares da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba a profissionais de linha de frente do Rio de Janeiro, como taxistas, funcionários de hotéis, trabalhadores dos hospitais de referência e das arquidioceses. O objetivo é reforçar o bloqueio na população brasileira principalmente contra o vírus do sarampo, que não circula no Brasil desde 2001, mas ainda está presente em países dos continentes europeu e asiático.
Em caso de urgência e emergência, deve-se acionar o telefone SAMU 192. O usuário será acolhido por uma equipe das centrais de regulação médica das urgências com as informações necessárias para cada caso.
 Confira no link abaixo dicas de prevenção para o viajante:


sexta-feira, 19 de julho de 2013

AÇÃO EXTRAMUROS - EQUIPE VOLTA GRANDE

AÇÃO EXTRAMUROS - EQUIPE VOLTA GRANDE

No último dia 18 de julho, a equipe Volta Grande realizou ação extramuros com um Grupo de Saúde da Mulher com palestras sobre sexualidade na terceira idade, distribuição de camisinhas (masculina e feminina) e prospectos na Associação Grupo de Paz.





MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO - EQUIPE PIRES DE CARVALHO

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO - EQUIPE PIRES DE CARVALHO

No último dia 16 de julho, a equipe Pires de Carvalho realizou ação extramuros na Rua Professor Boscoli, na qual a enfermeira Maria Julia realizou aferição de pressão arterial dos pacientes com entrega e orientações acerca da caderneta do idoso. Bem como, os agentes comunitários aproveitaram para realizar atualização cadastral de CPF e palestras sobre dengue e tuberculose.


MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE DOMINGOS DE MAGALHÃES

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE DOMINGOS DE MAGALHÃES

No último dia 17 de julho, a equipe Domingos de Magalhães realizou ação extramuros com mutirão de hipertensão e diabetes na Rua Maria de Fátima – entrada da comunidade Chácara de Del Castilho (Bandeira 2 – embaixo do viaduto). Na referida ação, foram atendidos mais de 180 pacientes que contaram com aferição de pressão arterial e HGT para controle e acompanhamento de pacientes diabéticos, orientações sobre alimentação saudável, esclarecimento de dúvidas sobre a carteira vacinal, distribuição de camisinhas femininas e masculinas em complemento à palestras sobre DST's. Esta ação contou com a participação da farmacêutica Luciana que distribuiu medicamentos (permitrina 5% e albendazol) e realizou orientações para combate e prevenção à pediculose e verminose. Também participaram a TSB Manuela que auxiliou na orientação e distribuição de kits odontológicos e os agentes de vigilância sanitária, contribuindo com orientações para a prevenção da dengue, bem como com esclarecimento de dúvidas.





MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE DARKE DE MATOS

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE DARKE DE MATOS

No último dia 18 de julho, a equipe Darke de Matos realizou ação extramuros com mutirão de hipertensão e diabetes, na comunidade Armando de Godoi com mutirão de aferição de pressão arterial e HGT para o monitoramento dos pacientes diabéticos pela técnica de enfermagem Vandeci. Os agentes comunitários realizaram atualização de CPF e palestras sobre alimentação saudável. 

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE FELIX FERREIRA

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE FELIX FERREIRA

No último dia 15 de julho, a equipe Felix Ferreira realizou ação extramuros com um mutirão de hipertensão e diabetes no Bar do Talício, na comunidade Parque Felix Ferreira e na Associação Marcelo Camilo na Rua Tenente Abel Cunha, 110, sendo estes espaços centrais do território atendido pela equipe. A técnica de enfermagem Eliane, realizou mais de 200 aferições de pressão arterial e HGT para monitoramento dos pacientes diabéticos de pacientes do território.  
Para além desta intervenção, contamos com a presença da TSB Nilzilene para auxiliar com orientações durante a entrega de kits odontológicos. Bem como, os agentes comunitários da equipe realizaram palestras sobre alimentação saudável (com distribuição de prospectos) e orientações sobre tabagismo. Agradecemos a participação de todos os pacientes. 







MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE RODOLFO GALVÃO

MUTIRÃO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE RODOLFO GALVÃO

No último dia 10 de julho, a equipe Rodolfo Galvão realizou ação extra-muros com um mutirão de hipertensão e diabetes no Bar do Escangalha Sossego, na Rua Lourenço Ribeiro, sendo este o espaço central do território atendido pela equipe. A técnica de enfermagem Vilma, realizou mais de 180 aferições de pressão arterial e glicemia de pacientes do território.  
Para além desta intervenção, contamos com a presença da dentista Raquel para auxiliar com orientações durante a entrega de kits odontológicos. Bem como, os agentes comunitários da equipe realizaram palestras sobre DST´s (com distribuição de camisinhas e prospectos), orientações sobre tabagismo (com distribuição de prospectos), marcação de exame preventivo e atualização cadastral de CPF. Agradecemos a participação de todos os pacientes. 



sexta-feira, 12 de julho de 2013

GRUPO DE DIABETES

GRUPO DE DIABETES

Nesta sexta-feira, realizamos no auditório da unidade o grupo de diabetes. Neste dia, além da professora de educação física Eliane e a residente Bianca, contamos com a participação do nutricionista do NASF, Flavio. Este realizou dinâmica com os participantes do grupo, resultando em orientações para melhor esclarecimento acerca de uma alimentação saudável. Acreditamos na disseminação de informação como meio de mudança de vida.







Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.