CF BARBARA STARFIELD

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21051-100 | ☎ Telefone: (21) 2228-6078 | 3217-1251
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Verônica Oliveira | CNES 6820018 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMPARTILHANDO AFETOS

COMPARTILHANDO AFETOS

Partilhar Sentimentos é um ato de amor a si próprio e aos que o cercam, são estímulos a transformar o que “dói “em saúde e um NÃO a doenças. Suas emoções estão relacionadas ao passado e ao momento presente e trazem conseqüências ao seu futuro. Sabendo disso, A CF Barbara Starfield  com a parceria do Programa da  Academia Carioca da Saúde, reuniram no dia 27/05/13 em seu auditório junto com a prof. Eliane Neumann e fizeram um Doce Evento dos sentimentos, onde podemos chorar e alegrarmos com bastante lucidez sobre o “Falar o que Sente”, compreender os afetos negativos e positivos da vida ao invés de agirmos motivados pelos sentimentos destrutivos. Nossos alunos, identificando seus problemas  desenvolvem com isso, sentimentos de acolhimento e pertença ao grupo e à comunidade.








NOTA DE AGRADECIMENTO

NOTA DE AGRADECIMENTO

Gostaríamos de agradecer a todos os pacientes e profissionais que colaboraram com a nossa campanha de solidariedade para auxiliar a comunidade Bandeira 1 após a tragédia que devastou a residências de muitos que lá viviam/vivem. Informamos que continuaremos recebendo donativos e direcionando os mesmos, haja vista que os atingidos pela tragédia permanecem em situação de fragilidade social. 




VISITA IUBAAM

VISITA IUBAAM

Na última quarta-feira, dia 29/05, recebemos a visita de Rosana Rito e Flavia, com intuito de dar continuidade ao processo de certificação da unidade como Amiga da Amamentação. Os profissionais e gerente foram avaliados e entrevistados, bem como, a estrutura física da unidade, no sentido de expor as vantagens e importância da amamentação exclusiva, através das normas, rotinas e 10 passos para o sucesso da amamentação. Este conteúdo se encontra exposto em painéis informativos em toda área de circulação da unidade, bem como banner e painéis com fotos explicitando a rotina dos grupos onde participam gestantes, puérperas e familiares. Tendo por objetivo facilitar o aprendizado através de visualização em qualquer momento pelas gestantes, puérperas e familiares para auxiliar na prática efetiva da amamentação.















DIA DO DESAFIO

DIA DO DESAFIO

Realizamos na última quarta-feira, dia 29/05, atividades de caminhada e alongamento de incentivo a prática de atividade física, como preconiza a criação do Dia do Desafio. Tais atividades foram realizadas com o grupo da academia carioca, a professora de educação física Eliane e a acs Aliene no shopping Nova America.







terça-feira, 28 de maio de 2013

CONVITE

CONVITE

Na próxima quarta-feira, dia 29/05/2013, ocorrerá o DIA DO DESAFIO a fim de incentivar a prática de atividade física.
A CF Barbara Starfield o convida para a prática de exercícios e alongamento a serem realizados pela professora de educação física Eliane, excepcionalmente nesta data, no Shopping Nova America. 
A concentração será na porta da unidade, às 7h da manhã.
Venha participar!!!!


SALA DE ESPERA - TABAGISMO

SALA DE ESPERA - TABAGISMO

Fonte: Saúde.gov
Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. 
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto 
Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos 
homens e 16% das mulheres). 
No dia 27 de maio a CF Barbara Starfield realizou salas de espera abordando o tema, a fim 
de incentivar o combate ao fumo, por conta da comemoração do Dia Mundial Antitabagismo 
no dia 31/05. 






























VISITA - RESIDENTES DE MEDICINA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

VISITA - RESIDENTES DE MEDICINA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

Aos 24 dias do mês de maio de 2013 recebemos visita dos residentes de medicina da faculdade Estácio de Sá a fim de subsidiar pesquisa dos mesmos. Consideramos muito importante o incentivo a pesquisa no sentido de qualificar a formação profissional e incentivar a construção de saberes aplicáveis futuramente ao nosso processo de trabalho, contribuindo para melhor oferta de atendimento e tratamento na área da saúde.


terça-feira, 21 de maio de 2013

TREINAMENTO PPD

TREINAMENTO PPD

PPD - derivado proteico purificado - purified protein derivative
Está sendo realizado em nossa unidade, nos dias 20 e 23 de maio, o treinamento prático de PPD.  
O treinamento ocorreu com a participação também dos agentes comunitários das clínicas CMS Renato Rocco, CMS Rodolfo Rocco, CF Sergio Nicolau Amin e CMS Ariadne Lopes de Menezes. Salientamos a importância da capacitação dos profissionais a fim de obtermos o controle epidemiológico em contactantes de pacientes com tuberculose.  Todos os testes realizados no dia 20 passarão por leitura no dia 23 de maio, com todos os profissionais e nossa RT de enfermagem Jurema. 



DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL - 18/05

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL - 18/05

Na última semana, a unidade lembrou a designação do dia 18 de maio como o dia comemorativo da Luta Antimanicomial. 
Consideramos de extrema relevância lembrar e comemorar tal data haja vista os avanços que experimentamos diariamente no campo da saúde mental. O movimento antimanicomial visa promover o tratamento mais qualificado que preconiza a desinstitucionalização do usuário, visando prover independência, dignidade e respeito aos pacientes, acima de tudo. 
A CF Barbara Starfield apoia a Luta Antimanicomial com a psicóloga Paula e T.O. Erika!


sábado, 18 de maio de 2013

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE


É com muita tristeza que lamentamos o incêndio ocorrido no dia 15/05/2013, na comunidade Bandeira 1, em Del Castilho. Tal comunidade faz parte da área de abrangência da clínica, e por conta do vínculo conquistado com os pacientes daquele território, como preconizado pela estratégia em saúde da família, buscamos prestar máximo apoio às famílias atingidas. A equipe Domingos de Magalhães representa a clínica diariamente, auxiliando as mesmas durante e após os momentos críticos da tragédia. A situação dos envolvidos está precária, uma vez que os barracos onde viviam estas famílias foram completamente destruídos e poucas residências não foram atingidas. Neste sentido, continuaremos prestando todo apoio possível, bem como esperamos que tais famílias atingidas acessem a intervenção necessária e tenham todos os seus direitos garantidos. 
A clínica está a disposição da campanha de solidariedade aos atingidos pelo incêndio na comunidade Bandeira 1, organizada pelo Shopping Nova América, se comprometendo como posto de coleta para arrecadar os donativos necessários a serem doados às famílias desamparadas!
Vale salientar que a fonte de alimentação para as crianças tem sido as escolas e doações realizadas por membros da comunidade, assim como voluntários cozinham e distribuem alimentos. Assim, solicitamos auxílio de todos com doações de água mineral potável, alimentos não perecíveis, fraldas, produtos de higiene pessoal e material de limpeza.


Vídeo Produzido pela Equipe Domingos de Magalhães.

CAPACITAÇÃO ACS

CAPACITAÇÃO ACS

Conforme acordado em reunião de equipes e gerentes, os agentes da clínica farão capacitação semanalmente, ministradas por residentes e acadêmicos de medicina e enfermagem. Neste sentido, na última quinta-feira foi realizada a primeira capacitação com assuntos relativos a IUBAAM, como técnicas de amamentação e a importância do aleitamento exclusivo. 




CONFRATERNIZAÇÃO GRUPO DE GESTANTES E COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

CONFRATERNIZAÇÃO GRUPO DE GESTANTES E COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

Conforme cronograma do Grupo de Gestantes, no último de 15 realizamos uma confraternização, bem como a comemoração do Dia das Mães. 
Inicialmente foi realizada a sensibilização de IUBAAM com as gestantes, puérperas e nutrizes do nosso grupo de gestantes e profissionais, gerente e pais. Neste encontro, os profissionais interagiram de maneira lúdica com os participantes a fim de levar informações inerentes ao aleitamento materno exclusivo, bem como o esclarecimento de dúvidas para promoverem amamentação segura e eficaz para o bem estar do bebê. Em seguida, foram sorteados brindes e entregue kits de enxoval. A tarde foi encerrada com um delicioso lanche de confraternização. 












Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.