CF BARBARA STARFIELD

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21051-100 | ☎ Telefone: (21) 2228-6078 | 3217-1251
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Verônica Oliveira | CNES 6820018 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO!

FIQUE SABENDO!


Fez sexo sem camisinha nesse Carnaval? 
Tá na hora de fazer o teste de AIDS !!!
Fonte: Saúde .gov

Atenção depois da folia do Carnaval é hora de cuidar da sua saúde. Se você fez sexo sem proteção, procure a nossa unidade para realização do exame, caso o resultado seja positivo, você receberá todo o tratamento e acompanhamento gratuitamente.
Não fique com medo !!! Fique Sabendo !!!


CAPACITAÇÃO IUBAAM

CAPACITAÇÃO IUBAAM


Capacitação IUBAAM
Dia: 21/02/13

Os profissionais da unidade receberam capacitação de IUBAAM apresentada pela Enfermeira Jurema (Equipe Felix Ferreira). A unidade se prepara para receber a certificação da Unidade Amiga da Amamentação, por isso a importância da sensibilização dos profissionais assim como os usuários da unidade. Os profissionais tiveram a oportunidade de rever os 10 passos da amamentação, as normas e rotinas sobre o tema, como também esclarecer dúvidas e contribuírem para o planejamento de ações através de cronograma de salas de esperas que serão realizadas diariamente pelos  profissionais sobre o tema. QUEREMOS SER UNIDADE AMIGA DA AMAMENTAÇÃO!!!


REUNIÃO DE EQUIPES

REUNIÃO DE EQUIPES


Reunião de  Equipes  - CF Barbara Starfield
Data: 21/02/2013

Em 2006, a portaria 648 cita que são características do processo de  trabalho no  PSF “Trabalho interdisciplinar e em equipe, integrando áreas técnicas e profissionais  de diferentes formações (...) e a Valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos de confiança com ética, compromisso e respeito.
Cientes da importância das reuniões de equipes para o planejamento de ações de acordo com o diagnóstico situacional do território de abrangência, avaliação dos indicadores de saúde, classificação das famílias em relação as vulnerabilidades. Com objetivo qualificação do processo de trabalho para ofertamos uma assistência de qualidade, as seis equipes da unidade realizam um período de reuniões semanalmente e quinzenalmente com a gerente.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOLHIMENTO DIFERENCIADO

A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOLHIMENTO DIFERENCIADO


Durante uma visita domiciliar, com recente inauguração da unidade (ago/2011), os agentes comunitários da equipe Domingos de Magalhães encontraram o Sr Jeová. 
Esta relação profissional que hoje adquiriu vínculo afetivo, começou com um pedido do filho do paciente para que os mesmos realizassem curativos em seu pai, em razão de uma mordida de cachorro. Assim, se depararam com um idoso, solitário, com dependência para as atividades da vida diária. Mediante a situação encontrada a atenção se tornou cada vez maior, de acordo com o demandado pelo paciente. Desde então, esta relação ficou cada vez mais próxima gerando visitas contantes do mesmo em nossa unidade. Para além do tratamento físico, o vínculo do paciente era terno e de confiança. 
Neste sentido, ele é um membro da família Barbara Starfield.
No dia 19 deste mês,  devido a necessidade de uma consulta para ortopedia via SISREG, os ACS da equipe Domingos de Magalhães realizaram um mutirão de acolhimento na própria unidade com objetivo de promover condições adequadas para o mesmo realizar sua consulta. O processo de acolhimento teve início pela manhã com um café da manhã, posteriormente, passou por cuidados de higiene, corte de cabelo, troca por vestimentas novas, almoço, sendo acompanhado pelo ACS Alan na sua consulta. 
Acreditamos na Estratégia de Saúde da Família para criação do vínculo unidade-famílias, pela conquista da confiança mediante ao trabalho ofertado nas diferentes necessidades de saúde para continuidade da assistência.  










REUNIÃO DOS MULTIPLICADORES - IUBAAM

REUNIÃO DOS MULTIPLICADORES - IUBAAM

Reunião dos Multiplicadores do IUBAAM
Data: 19/02/2013

Foi realizado no auditório da OTICS-Lins reunião de multiplicadores do IUBAAM, sobre avaliação dos treinamentos de 2012; implantação da IUBAAM nas unidades; apoio às unidades em processo de avaliação pela equipe da IUBAAM (SMSDC e SES/RJ) e cronograma 2013. Nossa unidade foi representada pela enfermeira Jurema. 




CONSELHO DISTRITAL

CONSELHO DISTRITAL

Reunião de Conselho Distrital
Data: 20/02/2013

Hoje foi realizada na sala de reunião do CMS Milton Fontes Magarão plenária do Conselho Distrital da A.P. 3.2. Acreditamos na importância da participação popular para o planejamento das ações em nossa área, com objetivo de ofertarmos um serviço de qualidade e respeito à cidadania. 

VISITA DA SECRETARIA DE SAÚDE - ACOLHIMENTO

VISITA DA SECRETARIA DE SAÚDE - ACOLHIMENTO

VISITA DA SECRETARIA DE SAÚDE - ACOLHIMENTO
Data: 19/02/2013

Recebemos a visita das Senhoras Patricia Albuquerque e Marilene (CAP) em nossa unidade para conhecer um pouco da vivência do nosso trabalho, especialmente no setor de acolhimento. Na mesma, foram realizadas abordagens e entrevistas aleatórias com os usuários, profissionais e gerente com objetivo de conhecer o processo de trabalho. Agradecemos a visita em nossa unidade, pois acreditamos no trabalho em equipe para a construção conjunta de uma porta de entrada equânime, com acolhimento humanizado, garantindo acesso universal de qualidade. 


LINHAS DE CUIDADOS

LINHAS DE CUIDADOS

Reunião de Linhas de Cuidados
Data: 18/02/2013

Foi realizada na última segunda feira a reunião de linha de cuidados no auditório da CAP 3.2. Nesta, os gestores em parceria com coordenadores da linha de cuidados, tiveram a oportunidade de trocar experiencias do processo de trabalho, apresentando instrumentos de gestão a fim de qualificar o serviço oferecido aos usuários.  

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AMAMENTAR É...

AMAMENTAR É...


A CF Barbara Starfield  apoia e parabeniza a todas as mamães do seu território. Os profissionais da unidade realizam salas de espera e grupos de  gestantes, com objetivo de apoiar suas gestantes e nutrizes neste ato de amor que é fundamental  para multiplicar vida com esperança...  Queremos  ser certificados como unidade AMIGA DA AMAMENTAÇÃO!!!








DENGUE 15 MINUTOS

DENGUE 15 MINUTOS


Treinamento – DENGUE 15  MINUTOS
Data: 14/02/13

 Os profissionais da Clínica receberam um treinamento de dengue 15 minutos que foi ministrado pela nossa tutora de Dengue da unidade (Enfermeira Mariana). Sabemos da importância da capacitação dos profissionais para enfrentarmos essa doença. Os profissionais se apropriaram do protocolo de atendimento, sinais de gravidade, terapia medicamentosa. Todos capacitados com objetivo de evitarmos complicações da Dengue em nosso território.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

REUNIÃO TEIAS

REUNIÃO TEIAS


Reunião  TEIAS – AP 3.2
Data: 14/02/13

Ontem foi realizada na sala de reuniões da CAP 3.2 a reunião de fluxos da nossa área programática.  Sabemos da importância desse espaço para definirmos os fluxos da área e organizarmos o processo de trabalho, visando o atendimento qualificado, humanizado na integralidade do cuidado aos nossos usuários.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SALA DE SITUAÇÃO DE DENGUE

SALA DE SITUAÇÃO DE DENGUE


Sala de situação de dengue – CAP 3.2

Ontem foi realizada no auditório da CAP 3.2 a sala de situação de dengue com as gerentes e Dr. Heliana (DVS). Nesta sala é de grande importância para avaliarmos o panorama da Dengue em nossa  área, notificação (SINAN), fluxos de atendimento, acompanhamento dos indicadores epidemiológicos como principal ferramenta para a planejamento e organização do processo de trabalho nos atendimentos de dengue na unidade.



DENGUE

DENGUE


Toda hora é hora de  informar ... 

Data  : 07/02/13


Conscientes da importância de levar a informação a todos os usuários que frequentam a unidade.  As equipes da Clínica realizam salas de esperas frequentes durante toda a semana para  alertar a população quanto a gravidade da doença e como  medidas simples adotadas pelos usuários poderão fazer a diferença para evitar novos casos de dengue nos territórios, domicílios e comércio em geral. Os criadouros dos  mosquitos podem ser eliminados através da informação e mudança de comportamento da população.

Ao receber a visita do seu ACS ( agente comunitário de saúde ) e AVS ( Agente de vigilância em saúde ) em sua casa ou território para monitoramento dos focos da dengue ,  ajude-os nesta missão!!!  Vencer a dengue depende de cada um de nós. Compartilhe esta responsabilidade com seus familiares e vizinhos.





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DE PREVENÇÃO A AIDS NO CARNAVAL

CAMPANHA DE PREVENÇÃO A AIDS NO CARNAVAL


Fonte : Saúde . gov
A campanha de prevenção às DST/aids do Ministério da Saúde, para o carnaval deste ano, tem como marca um tom mais sério em todo o seu conteúdo. “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha” chama atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual. O público-alvo é a toda a população sexualmente ativa. 

A Clínica Barbara Starfield convida todos os foliões para a prevenção!!! O Carnaval está chegando... Retire sua camisinha em nossa unidade. Não custa nada se prevenir!!! Esperamos por vocês é gratuito e não precisa esperar na fila.


VISITA AO BANCO DE LEITE

VISITA AO BANCO DE LEITE


CF Barbara Starfield visita o Banco de Leite da Maternidade Carmela Dutra .
Data : 04/02/13

Nesta última  segunda –feira as equipes da clínica tiveram o prazer realizar uma visita no banco de leite da Maternidade  Carmela Dutra. Com esta visita os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do banco de  leite e o processo de trabalho. A Clínica valoriza esse trabalho e incentiva suas gestantes e puerperas  durante as consultas e no grupo de gestantes da unidade sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Pesquisas comprovam que a utilização de leite da própria mãe ou de banco de leite aumenta a chance de recuperação dos bebês prematuros  ou doentes que apresentam dificuldades para mamar no peito materno nos primeiros dias de vida.








segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

BLOCO DA PREVENÇÃO

BLOCO DA PREVENÇÃO


BLOCO DA PREVENÇÃO CF BARBARA STARFIELD  NO "ESCANGALHA SOSSEGO"  E COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO GERENTE  VILMA
Data : 02/02/13

Neste último sábado a equipe Barbara Starfield  em parceria com tradicional BLOCO ESCANGALHA SOSSEGO, realizou o bloco da prevenção. Conscientes da importância da prevenção de DSTS e gravidez não desejada,  a Clínica colocou o seu bloco na rua, não faltou empolgação e informação para os nossos foliões!!! Os profissionais da unidade realizaram desfile com cartazes informativos sobre prevenção, foram distribuídos panfletos e mais de 900 preservativos para os foliões. A Clínica da família agradece o apoio de todos as parcerias locais como também a receptividade dos foliões para a prevenção. No final do Bloco os ACS comemoraram o aniversário da gerente da nossa unidade.











OFICINA DE BLOGS

OFICINA DE BLOGS


OFICINA DE BLOG -  AUDITÓRIO OTICS – LINS
Data: 01/02/2013

Foi realizada uma oficina com todas as unidades da  3.2  para falar sobre o BLOG. Foram discutidos vários assuntos sobre o novo edital  do concurso de blogueiros, como também as principais estratégias desta ferramenta na facilitação da comunicação dos usuários com as unidades. Os representantes que participaram desta unidade na oficina foram gerente Vilma e blogueira Aline.



REUNIÃO GERAL

REUNIÃO GERAL


REUNIÃO GERAL –  CF BARBARA STARFIELD
Data: 31/01/13

Nesta última quinta-feira foi realizada em nossa unidade a reunião de equipes e  gerente. Estas reuniões acontecem quinzenalmente sempre as quintas-feiras às  14h.  No primeiro horário é realizado o espaço de integração de ACS e AVS, neste  foram discutidos os principais problemas encontrados sobre dengue no território, apresentação e discussão das fichas de FAD ( Ficha atendimento dengue). Foi destacado pela gerente o aumento do número de casos  atualmente, sendo ressaltada a vigilância contínua dos domicílios e integralidade das ações entre ACS, AVS e equipes técnicas da unidade. Neste dia as equipes discutiram sobre acolhimento, demanda livre da unidade e principais dificuldades encontradas nos fluxos de atendimento da  unidade, Indicadores e produção; Foram planejados os preparativos para o BLOCO DA PREVENÇÃO DE CARNAVAL DA UNIDADE. Neste dia a equipe Domingos de Magalhães no espaço de educação permanente sensibilizou as demais equipes sobre o Projeto UNIDOS PELA CURA   (INCA) . Finalizando a reunião com informes gerais e espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas dos  profissionais . Todos os profissionais  participaram , tivemos a presença do DRº Brasil ( CAP).


UNIDOS PELA CURA

UNIDOS PELA CURA


UNIDOS PELA CURA - NÓS PARTICIPAMOS DESTA INICIATIVA.
Fonte: INCA

A Unidos Pela Cura é uma iniciativa que vem sendo constituída de forma intersetorial e tripartite no estado do Rio de Janeiro desde 2005. O objetivo é construir uma política pública de promoção do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Hoje no Brasil, o câncer já é 2ª principal causa de morte para crianças e jovens na faixa etária entre 5 e 19 anos. Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto-juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como tratamento adequado atendendo aos protocolos cientificamente testados. No Rio de Janeiro, estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam ao centro especializado de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura. Esta realidade pode e precisa ser alterada.

 Cientes da importância da captação precoce dessas  crianças. A equipe Domingos de Magalhães após realização de capacitação na CAP, realizou a capacitação na CF Barbara Starfield dos profissionais, ressaltando a participação do ACS na busca ativa de casos suspeitos  no território e a importância da integralidade das ações das equipes técnicas da unidade com vários níveis de complexidade do sistema. Acreditamos que esta iniciativa promovida pelo INCA em parceria com as unidades básicas de saúde constituem práticas eficazes na prevenção e cuidado que refletem diretamente na transformação de vida dessas famílias.


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.