CF BARBARA STARFIELD

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21051-100 | ☎ Telefone: (21) 2228-6078 | 3217-1251
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Verônica Oliveira | CNES 6820018 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tarde Dançante (Forró) - 25/04/2012


Foi realizada no auditório da clínica uma tarde dançante (tema: forró) com o grupo de hipertensão e diabetes. Os participantes tiveram aulas de dança e em seguida foi realizado um lanche para a confraternização. Essas atividades demonstram o quanto uma vida ativa e saudável é importante no combate de algumas doenças como a hipertensão e diabetes. Houve verificação de PA e glicemia antes e após as atividades. 











Cuidar da água que se consome evita doenças




Fonte: Saúde.gov

Consumir água limpa é uma das medidas mais importantes para manter-se saudável durante as enchentes 

Uma das medidas mais importantes que podem ser tomadas pelas pessoas atingidas por enchentes, em suas casas ou nos abrigos, é cuidar da qualidade da água a ser consumida, especialmente aquela destinada para ingestão, preparo de alimentos e higiene. Existem métodos caseiros de purificação da água que podem ser realizados com recursos simples, que deixam a água livre de bactérias, vírus e parasitas que podem causar doenças.

A melhor forma de limpar a água e torná-la apropriada para o consumo humano é filtrá-la e, depois, fervê-la. Para filtrar a água, pode ser usado um filtro doméstico, um coador de papel ou um pano limpo. Depois, é preciso ferver a água. Infelizmente, nem sempre é possível fazer a fervura, pois as condições de vida da população podem tornar-se precárias durante a ocorrência de fortes chuvas e enchentes.

Neste caso, depois de filtrada, a água precisa ser tratada com hipoclorito de sódio (2,5%). Coloque duas gotas do produto em um recipiente com um litro de água e deixe descansar por 15 minutos. Depois disso, a água está pronta para o consumo. (Para mais detalhes sobre o procedimento e a proporção água x hipoclorito de sódio, ver
 Tabela 1)

Segundo Guilherme Franco Netto, diretor do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, a fervura da água é extremamente importante. “Existindo um fogão disponível, é sempre indicado ferver a água. Claro que é preciso ter cuidado. Não se pode ferver e deixar em um recipiente aberto. O indicado é esperar apenas que a água esfrie para ser consumida em seguida. Melhor ainda é usar todos os métodos de purificação, se for possível: filtrar, ferver, tratar com hipoclorito, e depois consumir”.

Também é fundamental higienizar e manter limpos os recipientes – garrafas, potes, vidros – usados para armazenar a água já purificada. Primeiro, lave-os com água filtrada e sabão (ver
 tabela 2). Em seguida, deve-se iniciar o processo de desinfecção dos recipientes. Para isso, dilua duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água. Com essa água, é possível higienizar os utensílios.

Vale destacar que esta água não pode ser bebida, apenas usada para limpeza. Encha os recipientes com essa água, feche-os, agite bem, e deixe descansar por 15 minutos. Esvazie-os, e enxágüe com água para consumo (ver Tabela 1). (Para mais informações sobre a limpeza de recipientes e utensílios domésticos em geral, ver
 Tabela 2) 

Fazer a limpeza da caixa d’água também é essencial para que se possa garantir que toda a água consumida estará potável. Para fazer essa higienização, é só seguir os seguintes passos:

1. Feche o registro da água e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.

2. Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos de limpeza. Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.

3. Deixe entrar água na caixa até encher, e acrescente 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) para cada 1.000 litros de água. Na falta de hipoclorito de sódio, poderá ser utilizada água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio e água. Deixe descansar por duas horas, para o hipoclorito desinfete o reservatório.

4. Esvazie a caixa d’água novamente para que a água com hipoclorito limpe e desinfete as tubulações. Esta água não deve ser utilizada para consumo humano, apenas para limpeza de pisos e calçadas.
 
5. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais, ratos ou insetos. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.

6. Abra a entrada de água.
 
Tabela 1. Água para consumo humano

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano. Caso não seja possível ferver, obter água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtração (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e posterior tratamento com hipoclorito de sódio (2,5%).
Água
Hipoclorito de sódio 
(2,5%)
Modo de higienização

1 litro
2 gotas
• Para cada litro de água para consumo humano, adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio (2,5%);
• Deixar repousar por 15 minutos.

20 litros
1 colher das de chá

200 litros
1 colher das de sopa

1.000 litros
2 copinhos de café
(descartável)


Tabela 2. Recipientes para armazenamento de água, embalagens de alimentos e utensílios domésticos

Água
Hipoclorito de sódio 
(2,5%)
• A água para higiene dos recipientes de armazenamento de água, embalagens de alimentos e utensílios domésticos deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e passar por um posterior tratamento com hipoclorito;
• Lavar o recipiente com água e sabão e enxaguar;
 
• Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária (2,0 a 2,5%) com 1 litro de  água e jogar no recipiente.
• Cobrir o recipiente e agitar a solução para que entre em contato com toda a superfície interna;
 
• Deixar o recipiente coberto por 15 minutos;
 
• Enxaguar com a água para consumo humano (Tabela 1).
• Se for utilizar água sanitária, esta deve conter APENAS hipoclorito de sódio (NaClO) e água (H2O).

1 litro
(5 xícaras das de chá)
2 colher das de sopa

1 litro
(5 xícaras das de chá)
1 colher das de sopa



Dia 26/04/2012 – Dia de  Combate à Hipertensão .



Fonte: Saúde.gov

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio.  A Clínica Bárbara Starfield realiza um evento de  prevenção à  Hipertensão na quadra da Açapuva , neste dia  a equipe Felix Ferreira verificou pressão arterial de todos os participantes, entrega de material informativo e orientações dos profissionais de equipe técnica sobre alimentação saudável , mudanças de hábitos, controle de peso , redução do teor de sódio no consumo dos alimentos. O evento foi encerrado com uma aula coletiva de ginástica e alongamento. É muito importante a conscientização dos pacientes para a prática de hábitos saudáveis e atividade física no seu cotidiano, pois desta maneira podemos evitar o desenvolvimento da Hipertensão.









AÇÃO COLETIVA DOS ACS NAS ESCOLAS – DENGUE

Dia :11/04/2012

       
                      A  dengue é um grave  problema de saúde pública ,é muito importante a mobilização de todos levando para as famílias , comunidades e escolas ,  orientações  e medidas de prevenção para a bloquearmos o ciclo de transmissão e contaminação. A Clínica Bárbara Starfield mobiliza seus agentes comunitários de saúde para realizarem um trabalho de conscientização  nas escolas da área . Neste dia  todas as equipes de ACS realizaram um trabalho de palestras e oficinas sobre a doença,medidas de prevenção, a importância dos alunos nesse processo   de  mudanças de hábitos nas famílias, domicílios  e vizinhos , na luta contra Dengue.











CF Bárbara starfield promove mutirão de preventivos no dia 17/04/2012.
mobilização de todas as equipes com a realização de 254 exames.

Fonte: INCA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento).
O método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o teste de Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero). Segundo a OMS, com uma cobertura da população-alvo, de no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo.
Neste dia todas as equipes da clínica se mobilizaram para realização de 254 preventivos, as mulheres receberam atendimento humanizado, com acolhimento, salas de espera voltadas para prevenção de DSTS, câncer de colo de útero, mama, distribuição de preservativos e materiais informativos.








sexta-feira, 27 de abril de 2012

VISITA DOS CONGRESSISTAS DO WORLD NUTRITION RIO 2012

VISITA DOS CONGRESSISTAS DO WORLD NUTRITION RIO 2012



Recebemos em nossa clínica a visita dos participantes do Congresso de Nutrição World Nutrition rio 2012 em parceria com a UERJ. Os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã saudável. Foi realizada uma palestra com o nutricionista Flavio, onde foram abordados a filosofia de trabalho na estratégia da saúde da família, papel do NASF como  equipe de apoio nos atendimentos da Clínica. Logo após foi realizada uma roda de conversa com troca de experiências e vivências nos trabalhos dos diversos profissionais que estavam presentes, estes oriundos de outros países.
A gerente da Clínica falou sobre mapeamento da área, rotinas e fluxos de atendimentos, composição das equipes e suas principais atribuições  dentro do Programa de Saúde da Família . No final da visita a gerente realizou apresentação da clínica em todos os consultórios e os participantes  puderam realizar atividades físicas nos aparelhos da academia Carioca.
Tivemos a presença das  nutricionistas Claudia e Juliana (ENAD).















CAMPANHA DE VACINAÇÃO

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

CAMPANHA DE VACINAÇÃO




Entre 5 e 25 de maio, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para imunizar a população. No próximo dia 5, acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h. A campanha será realizada em parceria do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país.  Seu principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.  A CF Bárbara Starfield  aguarda os usuários para a vacinação.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Planejamento Familiar

Planejamento Familiar


Grupo  de  Planejamento  Familiar .


A  clínica Bárbara Starfield  realiza encontros quinzenais no auditório , as sextas – feiras , para realização do Grupo de planejamento familiar.  O grupo é realizado pelas enfermeiras Daniele e  Lethicia . Este grupo  é de grande importância para todas as usuárias ,pois a partir desses encontros  as mesmas podem participar de práticas educativas individuais ou coletivas, falando  sobre a fisiologia  do aparelho reprodutor feminino, principais métodos anticoncepcionais,concepção e infertilidade, orientações sobre situação de violência doméstica  e sexual . Todos os usuários estão convidados para participar....


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Evento Academia Carioca

Evento Academia Carioca

O Programa da Academia Carioca em parceria com a CF Bárbara Starfield estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis.  Pensando nisso a equipe técnica da Clínica em parceria com a professora Eliane de Educação física, promovem atividades todas as tardes das terças-feiras com alongamentos e diversos temas voltados para a diversão, socialização,humanização e acolhimento dos nossos usuários. Como por exemplo: Tarde da seresta e Chá literário.Melhorando a qualidade de vida e os indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.
  
Seresta 27/03/2012


Dança de salão com tema seresta no qual foram convidados seresteiros e professores de dança, abrilhantando o grupo de hipertensão e diabetes em parceria com a academia carioca.









Chá Literário 03/04/2012


Movimento em prol da literatura, no qual os idosos vestiram-se com chapéus e declararam suas histórias, vivências, alegrias, em versos e prosas.











Alongamento (todas as terças)








Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.